ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

DESTAQUES DO BLOG:

Presença Educativa => Abertura, reciprocidade e compromisso: pilares da Pedagogia da Presença, o resgate do relacionamento humano.

Sobrevivência Docente => Breve histórico da decadência de nossa profissão e algumas dicas para sobreviver - leia o texto inteiro, antes de mais nada.

Bullying => Sugestões de links para tratar desse assunto de forma séria e urgente. Não pode-se ignorar, nem deixar para depois.

Projeto particular PAZ EDUCA (pazeduca.pro.br): O que é || Site || Partes

03 outubro, 2009

Sindrome do Sapo

Dedico o texto abaixo, o qual recebi há tempos por e-mail e desconheço a autoria, a todos os educadores que, como eu, estão passando por enormes sufocos.

Que tipo de sapo somos: aquele que se aquece com a água e acha tudo normal, ou o que pula fora enquanto for tempo?

Quero lembrar que esse "pular fora" não quer dizer abandonar a profissão, mas pular para a luta, tomando distância do problema, a fim de buscar soluções sem se deixar influenciar pelo mesmo. Mas quem está disposto? É mais fácil sofrer e xingar do que buscar soluções...

SINDROME DO SAPO

De acordo com o mito se você colocar um sapo numa panela de água fervendo ele pula fora e salva a própria vida. Mas, se você colocar o sapo numa panela de água fria e for esquentando a água aos poucos, ele não percebe a mudança da temperatura e morre cozido.

Mas porque o sapo não pula quando a água começa a ficar quente?

Será que ele não sente que a água esquentou?

Vamos tomar a personalidade dele, enquanto água está esquentando, e verificar o que se passa na cabeça do sapo.

28 Graus - Humm que água gostosa...

32 Graus - É... a água está boazinha...

36 Graus - Esta água está ficando sem graça, será que está esquentando? Bobagem! Por que a água iria esquentar? Deve ser impressão minha.


38 Graus - Estou ficando com calor... Que droga de água! Ela nunca foi quente, por que está esquentando?


39 Graus - Essa água é uma porcaria! Melhor nadar um pouco em círculos até a água esfriar de novo.


40 Graus - Esta água é muito quente , humm que ruim! Vou voltar lá para aquele lado que estava mais fresco ou será que é melhor esperar um pouco?


42 Graus - Realmente, esta água está péssima, quente de verdade, tenho que falar com o supervisor das águas. Claro, eu podia pular fora, mas onde será que vou cair? Melhor esperar só mais um pouquinho.


43 Graus - Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma uma atitude?


44 Graus - Mas este supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água está super quente? Vou esperar mais um pouco...


45 Graus - Se ninguém fizer nada eu vou fazer um escândalo.... Aiiiii que calor!


46 Graus - Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças.


48 Graus - "sapo morto"


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...