ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

DESTAQUES DO BLOG:

Presença Educativa => Abertura, reciprocidade e compromisso: pilares da Pedagogia da Presença, o resgate do relacionamento humano.

Sobrevivência Docente => Breve histórico da decadência de nossa profissão e algumas dicas para sobreviver - leia o texto inteiro, antes de mais nada.

Bullying => Sugestões de links para tratar desse assunto de forma séria e urgente. Não pode-se ignorar, nem deixar para depois.

Projeto particular PAZ EDUCA (pazeduca.pro.br): O que é || Site || Partes

28 junho, 2010

Poder publico intromete-se na festa popular negativamente

Quais as consequências da intromissão do poder público na alegria popular?

Aqui em São Paulo, pela segunda vez consecutiva na história das Copas do Mundo, a prefeitura municipal optou, via decreto, interromper o expediente nas repartições públicas nos momentos dos jogos da seleção brasileira.

Por trás de uma decisão aparentemente democrática e popular esconde-se uma intromissão doentia do poder público sobre a vida privada das pessoas, tanto usuários, como trabalhadores do serviço público municipal. Em nome de uma paixão nacional, para-se a vida de muitos e impõe-se uma reposição posterior dessas horas trabalhadas.

Reza o decreto que o servidor público deverá repor as horas não trabalhadas. Mas ninguém perguntou a esse mesmo servidor se ele estava disposto a parar de trabalhar para repor depois. No caso de muitas escolas municipais, essa reposição significa sacrificar os sábados, com seus compromissos e vida privada.

Por quê não se optou por ver os jogos no próprio local de trabalho, como fazíamos anteriormente? Do ponto de vista das escolas era algo bem melhor, tanto do ponto de vista pessoal (sem sacrificar fim de semana e vida privada) como pedagógico (assistia-se coletivamente aos jogos, com possibilidade de trabalho pedagógico das partidas). 

Isso mexe com a vida do servidor e com a vida da população que deveria ser adequadamente atendida. Com a palavra, a gestão que se diz democrática, mas não consulta aos interessados: servidores e servidos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...